Olá. Tudo bem?
Estamos realizando este BLOG para dar dicas de viagem para pessoas que gostam muito de conhecer novos lugares.Nossa primeira publicação, será das nossas férias de dezembro de 2011 a janeiro de 2012 em Bento Gonçalves, localizado no Rio Grande do Sul.
De Curitiba para Bento Gonçalves passamos por 8 pedágios (sendo 4 da Autopista Planalto Sul - Grupo OHL; 2 da Rodo Sul e 2 da Univias).
As estradas estão totalmente seguras, sem falar na paisagem que é SENSACIONAL!!!!
Caso queira calcular custos aproximados de gasolina e pedágios, acesse o site: http://www.mapeia.com.br/
Ao chegarmos na cidade, nos hospedamos no Hotel Vinocap
( http://www.vinocap.com.br/site/index.php). Este hotel fica próximo de todos os caminhos que precisa conhecer em Bento Gonçalves. O hotel conta com um magnífico café-da-manhã. O café é servido de segunda à sexta das 07:30 às 09:30 e nos finais de semana e feriados das 07:30 às 10:00. Dica: Não deixe de experimentar a Torta Tirolesa.
Não tem restaurante no hotel, porém tem um restaurante próximo. O restaurante e lancheria Di Giacomelli fica na Avenida Marechal Deodoro, 273 - Centro. Vá sem pressa, pois a comida é feita na hora que você solicita o pedido. Caso, não queira sair, poderá também realizar o pedido através do telefone 3451-4407.
Para realizar os passeios de carro é importante que vá ao SETUR - Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul que fica localizado no centro, na Avenida Marechal Deodoro; assim você poderá pegar mapas e explorar realmente a cidade.
No centro, você encontrará artesanato, informações turísticas, prédios históricos e o famoso Chafariz de Vinho, localizado em frente à Prefeitura Municipal.
O parque fica junto com a Maria Fumaça. O passeio de Maria Fumaça em uma locomotiva do século XIX é repleta de cultura e história. ( Para maiores informações acesse: http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html)
Em seguida, na próxima quadra, fizemos uma visita na Vinícola Aurora (http://www.vinicolaaurora.com.br). No passeio pela Aurora podemos verificar todo o processo da fabricação do vinho. Além, de degustar seus aromáticos vinhos. Não deixe de visitar!
Saindo do centro, temos diversos caminhos para visitação. Os caminhos são: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vinhos de Montanha, Vale do Rio das Antas. Todos são passeios imperdíveis!!!!!
O Caminhos de Pedra é um roteiro que expressa a história da imigração italiana através das atividades cotidianas: a moagem da erva-mate, o uso do leite de ovelha em diferentes produtos e o ofício da tecelagem. Você também poderá saborear a deliciosa gastronomia dos restaurantes deste roteiro, marcado pelo aconchego e tradição. Ficamos encantados com diversas paisagens e a receptividade nos pontos de visitação. Ficamos maravilhados com as explicações de todos os processos.
Saindo do centro, temos diversos caminhos para visitação. Os caminhos são: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vinhos de Montanha, Vale do Rio das Antas. Todos são passeios imperdíveis!!!!!
O Caminhos de Pedra é um roteiro que expressa a história da imigração italiana através das atividades cotidianas: a moagem da erva-mate, o uso do leite de ovelha em diferentes produtos e o ofício da tecelagem. Você também poderá saborear a deliciosa gastronomia dos restaurantes deste roteiro, marcado pelo aconchego e tradição. Ficamos encantados com diversas paisagens e a receptividade nos pontos de visitação. Ficamos maravilhados com as explicações de todos os processos.
Na Casa do Tomate, explicaram todo o caminho, com mapa e tudo mais. Excelente recepção!!!!No local são produzidos e comercializados derivados de tomate: extrato, molho, suco, tomate desidratado (seco), bem como refrigerantes de sabores: limão, laranja e abacaxi, produzidos pelo processo natural, sem uso de conservantes químicos. O varejo funciona no porão em pedra da casa onde reside a família. O visitante poderá observar o processo de fabricação na agro-indústria que funciona em frente à residência. Também, fabricam produtos de beleza com o tomate. (http://www.casadotomate.com.br)
Para maiores informações dos pontos de visitação no Caminhos de Pedra, acesse: http://www.caminhosdepedra.org.br
Outra rota, seria o Vale dos Vinhedos que é o principal destino enoturístico do Brasil que fica localizado em uma linda paisagem vitivinícola. Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, logo que o imigrante italiano estendeu suas latadas e espaldeiras pelas altas encostas circundantes, entendeu estar numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha. Trabalhou, então a terra, e a ela entregou as mais finas castas que desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos. E de forma natural, também, assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país. Aqui conhecemos excelentes vinícolas, apreciamos a cultura da imigração italiana, degustamos uma culinária diferenciada. Não deixe de apreciar as delícias do Restaurante Sbornea's.
No Vale do Rio das Antas a paisagem é tropical, composta por parreiras e bananeiras. Local em que a diversidade é o principal atrativo, aliando harmoniosamente o vinho e a cachaça, a massa e a rapadura, o vale e a serra. No Vale não esqueça de visitar a Casa Bucco onde eles extraem o doce sumo da cana e transformam em uma apreciada cachaça desde 1925. Produzida artesanalmente em alambique tradicional, a cachaça Casa Bucco passa por um período de envelhecimento em tonéis de carvalho e bálsamo, resultando em uma cachaça de excelente qualidade. (http://www.casabucco.com.br/)
Outro local agradabilíssimo é a Vinícola Cainelli, onde temos um saboroso vinho com a uva Isabel. E, quem nos recebeu muito bem foi o Roberto Cainelli Júnior que explicou tudo sobre a vinícola, a casa e as uvas.
A Vinícola Salton também é um local que não devem deixar de visitar. Tiramos fotos lindas neste local. Em meio a um cenário singular, na Serra Gaúcha, a Vinícola Salton mantém uma missão que teve início no século passado: elaborar vinhos, espumantes e sucos saudáveis e de alta qualidade, promovendo a máxima satisfação dos consumidores. (http://www.salton.com.br)
Nos Vinhos de Montanha a rota é envolvida pelo colorido da natureza. Vinhos da Montanha nos proporcionou uma paisagem deslumbrante.Num dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos. Neste caminho, não deixe de visitar a Casa Fornasier deliciosa combinação de Vinícola, Pousada e Restaurante. Local onde passamos o Réveillon. É neste local que temos o Mirante para a Cascata dos Amores. Passeio bem romântico. Os apaixonados pela vida, pelo seu amor....enfim, por tudo....não podem perdem esta viagem inesquecível que ficará guardada para sempre em nossos corações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário