quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Curitiba para Bento Gonçalves de carro

Olá. Tudo bem?
Estamos realizando este BLOG para dar dicas de viagem para pessoas que gostam muito de conhecer novos lugares.Nossa primeira publicação, será das nossas férias de dezembro de 2011 a janeiro de 2012 em Bento Gonçalves, localizado no Rio Grande do Sul.

De Curitiba para Bento Gonçalves passamos por 8 pedágios (sendo 4 da Autopista Planalto Sul - Grupo OHL; 2 da Rodo Sul e 2 da Univias).
As estradas estão totalmente seguras, sem falar na paisagem que é SENSACIONAL!!!!


Caso queira calcular custos aproximados de gasolina e pedágios, acesse o site: http://www.mapeia.com.br/
Ao chegarmos na cidade, nos hospedamos no Hotel Vinocap  
( http://www.vinocap.com.br/site/index.php). Este hotel fica próximo de todos os caminhos que precisa conhecer em Bento Gonçalves. O hotel conta com um magnífico café-da-manhã. O café é servido de segunda à sexta das 07:30 às 09:30 e nos finais de semana e feriados das 07:30 às 10:00. Dica: Não deixe de experimentar a Torta Tirolesa.
Não tem restaurante no hotel, porém tem um restaurante próximo. O restaurante e lancheria Di Giacomelli fica na Avenida Marechal Deodoro, 273 - Centro. Vá sem pressa, pois a comida é feita na hora que você solicita o pedido. Caso, não queira sair, poderá também realizar o pedido através do telefone 3451-4407.
Para realizar os passeios de carro é importante que vá ao SETUR - Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul que fica localizado no centro, na Avenida Marechal Deodoro; assim você poderá pegar mapas e explorar realmente a cidade.
No centro, você encontrará artesanato, informações turísticas, prédios históricos e o famoso Chafariz de Vinho, localizado em frente à Prefeitura Municipal.

Próximo ao centro tem um Parque Temático - Epopéia Italiana que conta com uma infraestrutura completa, levando quem assiste a peça uma viagem inesquecível ao passado, contando a saga dos imigrantes italianos (http://www.epopeiaitaliana.com.br/default.html)
 

 

O parque fica junto com a Maria Fumaça. O passeio de Maria Fumaça em uma locomotiva do século XIX é repleta de cultura e história. ( Para maiores informações acesse: http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html)


Em seguida, na próxima quadra, fizemos uma visita na Vinícola Aurora (http://www.vinicolaaurora.com.br). No passeio pela Aurora podemos verificar todo o processo da fabricação do vinho. Além, de degustar seus aromáticos vinhos. Não deixe de visitar!





Saindo do centro, temos diversos caminhos para visitação. Os caminhos são: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vinhos de Montanha, Vale do Rio das Antas. Todos são passeios imperdíveis!!!!!
O Caminhos de Pedra é um roteiro que expressa a história da imigração italiana através das atividades cotidianas: a moagem da erva-mate, o uso do leite de ovelha em diferentes produtos e o ofício da tecelagem. Você também poderá saborear a deliciosa gastronomia dos restaurantes deste roteiro, marcado pelo aconchego e tradição. Ficamos encantados com diversas paisagens e a receptividade nos pontos de visitação. Ficamos maravilhados com as explicações de todos os processos.





















Na Casa do Tomate, explicaram todo o caminho, com mapa e tudo mais. Excelente recepção!!!!No local são produzidos e comercializados derivados de tomate: extrato, molho, suco, tomate desidratado (seco), bem como refrigerantes de sabores: limão, laranja e abacaxi, produzidos pelo processo natural, sem uso de conservantes químicos. O varejo funciona no porão em pedra da casa onde reside a família. O visitante poderá observar o processo de fabricação na agro-indústria que funciona em frente à  residência. Também, fabricam produtos de beleza com o tomate. (http://www.casadotomate.com.br)




Para maiores informações dos pontos de visitação no Caminhos de Pedra, acesse: http://www.caminhosdepedra.org.br
Outra rota, seria o Vale dos Vinhedos que é o principal destino enoturístico do Brasil que fica localizado em uma linda paisagem vitivinícola. Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, logo que o imigrante italiano estendeu suas latadas e espaldeiras pelas altas encostas circundantes, entendeu estar numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha. Trabalhou, então a terra, e a ela entregou as mais finas castas que desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos. E de forma natural, também, assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país. Aqui conhecemos excelentes vinícolas, apreciamos a cultura da imigração italiana, degustamos uma culinária diferenciada. Não deixe de apreciar as delícias do Restaurante Sbornea's.





























No Vale do Rio das Antas a paisagem é tropical, composta por parreiras e bananeiras. Local em que a diversidade é o principal atrativo, aliando harmoniosamente o vinho e a cachaça, a massa e a rapadura, o vale e a serra. No Vale não esqueça de visitar a Casa Bucco onde eles extraem o doce sumo da cana e transformam em uma apreciada cachaça desde 1925. Produzida artesanalmente em alambique tradicional, a cachaça Casa Bucco passa por um período de envelhecimento em tonéis de carvalho e bálsamo, resultando em uma cachaça de excelente qualidade. (http://www.casabucco.com.br/)



Ponte Vale do Rio das Antas

Roberto Cainelli degustação na Vinícola Cainelli


















Outro local agradabilíssimo é a Vinícola Cainelli, onde temos um saboroso vinho com a uva Isabel. E, quem nos recebeu muito bem foi o Roberto Cainelli Júnior que explicou tudo sobre a vinícola, a casa e as uvas.

A Vinícola Salton também é um local que não devem deixar de visitar. Tiramos fotos lindas neste local.  Em meio a um cenário singular, na Serra Gaúcha, a Vinícola Salton mantém uma missão que teve início no século passado: elaborar vinhos, espumantes e sucos saudáveis e de alta qualidade, promovendo a máxima satisfação dos consumidores. (http://www.salton.com.br)

Nos Vinhos de Montanha a rota é envolvida pelo colorido da natureza. Vinhos da Montanha nos proporcionou uma paisagem deslumbrante.Num dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos. Neste caminho, não deixe de visitar a Casa Fornasier deliciosa combinação de Vinícola, Pousada e Restaurante. Local onde passamos o Réveillon. É neste local que temos o Mirante para a Cascata dos Amores. Passeio bem romântico. Os apaixonados pela vida, pelo seu amor....enfim, por tudo....não podem perdem esta viagem inesquecível que ficará guardada para sempre em nossos corações.





       

Nenhum comentário:

Postar um comentário