O Caminho Colonial da Graciosa, também conhecido como Caminho dos Jesuítas ou calçadinha, liga o primeiro planalto paranaense ao litoral. Descendo a serra Graciosa, foi utilizado desde os tempos pré-coloniais pelos indígenas, que subiam ao planalto coletar pinhões. Mais tarde, foi utilizado pelos portugueses, junto com outros caminhos, como o do Itupava e do Arraial.
Foram duas horas de estrada de chão onde passa apenas um carro. Com uma paisagem exuberante e mata fechada, o caminho da graciosa é um monumento histórico da nossa colônia paranaense, que liga até hoje o litoral a capital do Paraná - Curitiba.
Chegando em Morretes, atravessamos o rio, uma travessia com uma forte correnteza, por isso vá preparado com um bom tênnis.
Aproximadamente uma hora de caminhada por entre a mata, você tem novas travessias de rio, corregos e muita lama!!!!
O presente divino vem ao final com uma cachoeira pequena porém linda, exalando vapor úmido e gelado, deixando o ambiente agradável e equilibrando o calor intenso. Com uma pscina natural e água cristalina e potável, este é mais um rio que corta nossa bela cidade de Morretes.
Até a próxima pessoal!!!!!
Fotografia: André Novaski - Nerecy Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário