Em busca de aventura os amigos André, Eder e Nereci decidiram subir o Morro dos Saltos dos Macacos. Uma caminhada esportiva com uma paisagem deslumbrante, onde mostraremos uma parte da natureza paranaense.
Saindo de Curitiba, por volta das 05:30 da manhã nossa viagem demorou um pouco mais de uma hora pela BR-116, em seguida passamos pela Estrada da Graciosa chegando até Morretes. Após atravessar a Ponte Velha (trecho onde passa somente um carro) viramos à direita e seguimos mais ou menos 3 quilômetros. A dica é sair bem cedo e levar: um lanche, água, barras de cereais e frutas,calçado adequado para trilha, e para aqueles que gostam de se precaver é bom ir com calça.
Chegando na brigada do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), terá que deixar o seu veículo estacionado em uma das casas próximo ao IAP. O valor do estacionamento é aproximadamente R$10,00. Na brigada terá que fazer um cadastro para contagem das pessoas que irão subir ao Salto.
A aventura inicia com a travessia de um rio com a água na cintura e uma forte correnteza. Tenha cuidado e vá preparado para se molhar...
Com o sol querendo ficar mais forte, os feixes de luz iam dando uma nova cor as folhagens das trilhas e a caminhada foi ficando mais intensa a medida que avançamos, nos deparando com uma natureza que não vemos no dia a dia.
Após uma hora e meia de caminhada veslumbramos o primeiro prêmio: um riacho cortando a floresta. É a primeira parada para o descanso e um bom mergulho. Nos divertimos muito mergulhando em uma água cristalina, gelada e com muitas pedras, gerando um visual irado e sem igual. Alimentados e com as forças revigoradas continuamos nosso destino.
À medida que avançamos, íamos conhecendo novos insetos, flores, árvores centenárias tais como o nosso extinto Pau-brasil, para aqueles que não conhecem é uma árvore linda de um vermelho intenso.
Preparem-se pois se o tempo estiver úmido, terá muito barro e uma pequena subida de rapel. Antes de chegar a cascata tem muitas manobras com árvores, galhos e muita lama.
Sejam bem vindos ao Salto dos Macacos. Três piscinas naturais, uma mais linda que a outra. Hora de parada, pirada no visual magnífico e curtição no resto da tarde.
Um dia maravilhoso para um bom mergulho e uma descida escorregante no pé da cascata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário