sábado, 15 de junho de 2013

Caminho do Itupava

Caminho do Itupava

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica aberta para ligar Curitiba à Morretes no estado do Paraná - Brasil. Entre 1625 e 1654 os índios e mineradores habitavam nessa região, sendo o calçamento de pedras  construído pelos escravos.






Durante mais de três séculos os caminhos coloniais foram a única passagem da costa para o planalto, dando posteriormente origem às rodovias e ferrovia, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado do Paraná.

Originário de antigas trilhas indígenas, o Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto Paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a conclusão da Estrada da Graciosa, em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba - Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. No entanto, propiciou a ocupação e colonização dos Campos de Curitiba onde, durante dois séculos, contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões que interligava.


Nossa aventura no CAMINHO DO ITUPAVA, iniciou-se no posto do IAP em BORDA DO CAMPO, Região Metropolitana de Curitiba - Munícipio de QUATRO BARRAS. 

Por volta das 8h da manhã chegamos ao posto para cadastramento dos nossos dados (idade, se iríamos acampar na floresta e se já havíamos feio o percurso do ITUPAVA).

No IAP há placas indicando o percurso, relevo da montanha e dados históricos. 

Após o cadastro, iniciamos a nossa aventura... Pé na estrada de pedra!!!

Pausa para a cultura, acredito que CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, fez aqui sua poesia.

No Meio do Caminho

No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra. 

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra.

No inicio do percurso a beleza da natureza e as pedras no chão sinalizavam que a caminhada seria longa e de paisagens exuberantes. As subidas seriam nosso primeiro obstáculo e tivemos que ter muito "gás".


O caminho era fechado e não tínhamos quase nada de sol, a neblina ainda pairava sobre nós, trazendo a umidade e alguns tombos nas pedras lisas e escorregadias. (kkkkk) "ninguém se escapa".

Ao primeiro sinal do sol entre as brechas das árvores, criou-se um novo efeito de cores e luzes, um espetáculo de formas que a natureza nos presenteou com um dia perfeito para nossa trilha do ITUPAVA.


















Na primeira parada para as fotos, aproveitamos que sol estava sendo coberto pelas árvores gerando um contraste perfeito, tiramos várias fotos naquele ambiente. Ao nosso lado direito visualizamos uma montanha linda e com muitas pedras.

Como a trajetória foi intensa e com muitos obstáculos, com pedras de todos os tamanhos, dificultando cada vez mais e mais a nossa caminhada. Para auxiliar nossa caminhada, achamos gravetos resistentes, otimizando muito o nosso desempenho na caminhada, proporcionando equilíbrio e redução de impacto, além de ser uma ajuda no impulso ao caminhar. 

A troca de ambiente acontece a todo momento, conforme o sol se movimenta, aquecendo a terra.















A primeira ponte que atravessamos, tinha as marcas do tempo em sua madeira. Anos e anos... muitas e muitas pessoas passaram por essa ponte.


Haviam passagens, onde apenas uma pessoa poderia passar livremente pela estreita ponte. Que utilizamos para passar e tirar uma bela foto da galera reunida!!!













A segunda ponte que tivemos que atravessar, já era mais sofisticada, fora construída de ferro e molas. Neste momento fizemos uma pequena pausa para recarregar nosso cantil de água no rio que corta a ponte.

Chegando nas ruínas da Casa do Ipiranga, o trem da ALL estava passando no momento. O que nos rendeu várias "fotos da hora"!!!

Construída alguns anos a CASA DO IPIRANGA, depois da ferrovia em local previamente ocupado por um acampamento de operários no cruzamento com o caminho do Itupava, foi edificada para residência do engenheiro chefe da linha e depois utilizada como clube de lazer pelos engenheiros da rede até a privatização da linha, quando foi abandonada e rapidamente destruída por vândalos. Nela também viveu o pintor Alfredo Andersen por breves temporadas nas quais registrou magníficas paisagens da serra em suas telas a óleo. 




Dentro da casa totalmente destruída pelo tempo e vândalos que não tem o que fazer da vida!!!

Continuamos na trilha pelo trilho do trem...até a roda d'água, onde foi nossa parada para o almoço e novas fotos pela cascata.












Enquanto almoçávamos, fomos surpreendidos pelo trem passando entre a mata, o que foi bem legal tirar as fotos do trem!!




























OBSTÁCULOS é o que não faltaram, agachar, desviar e pular, com toda bagagem nas costas, não é nada fácil, principalmente depois de mais de 5 horas de caminhada!!!!! Nível 4 de dificuldade do trajeto.

A última cascata antes do santuário de Nossa Senhora do Cadeado.

Lembrando que o NÍVEL 5 de dificuldade esta logo a frente e se prepare.........

(deixamos a sua imaginação trabalhar neste momento).





















O santuário de Nossa Senhora do Cadeado foi o local onde tivemos que acampar e posar, como haviam mais de 3 horas de caminhada para chegarmos no PORTO DE CIMA e estava escurecendo , preferimos ficar no cadeado.

Havíamos andado 6h e 30 minutos de percurso até este momento, e cada vez aumentava o nível de dificuldade.

Ao chegarmos no cadeado o sol já ia se despedindo, avisando que e a noite estava chegando. A penumbra tomava conta da imensidão da paisagem. Nossos olhos enxergavam o breu da neblina sobre as montanhas que ali cercavam o lugar.

Ao lado do cadeado, o trilho - CURITIBA/PARANAGUÁ .... vinha o trem que de tempos em tempos passava, fazendo muito barulho e nos dando a oportunidade de tirar belas fotos, com muito movimento e efeito.

Acampamento montado e todos com roupas limpas e bem agasalhados, é hora do fogo que nos aquece, diverti e faz todos admirar os efeitos inacreditáveis que essa simples fogueira nos proporcionou.






























Fizemos janta, comemos o que tinha nas mochilas para nos alimentar e diminuir o peso, pois tinhas mais caminhada pela frente até MORRETES. 

Com a mão mágica e olho clínico do "Fotógrafo Marcos Pereira", tiramos fotos bem legais, com efeitos que dão um toque especial e cada foto.

Depois de uma noite, o frio até que não castigou muito, mais é outro clima você estar tão perto da natureza. Foi agradável, mais não dispenso minha cama. (rsrsrs)...

Como era de se esperar, muita neblina pela manhã dentro da floresta. Ao acordarmos todo esforço para agilizarmos na nossa partida. Renovação no estômago e muita água recolhida em uma gruta próximo do cadeado entre o túnel e o cadeado.



Filmamos toda cena que muito bonita. Ali podemos beber da natureza o liquido vital da vida, "água", totalmente pura, inexplicável a sensação.

Perto da nossa partida para o PORTO DE CIMA, pudemos avistar o PICO DO PARANÁ, o maior pico PARANÁ, onde certamente iremos ir conhecer.O caminho durou mais 3 horas de caminhada até o PORTO DE CIMA. A caminhada mostra uma nova paisagem com o trecho calçado, em plena Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) na Serra do Mar. 




Fomos surpreendidos por uma chegada inesperada no CADEADO de um micro trem com convidados, fotógrafos, reportagem local e colaboradores com a PADROEIRA DO PARANÁ E PARANAGUÁ - Nossa Senhora do Rocio. A substituição da SANTA deve-se em conta de vândalos, que deveriam cuidar da natureza, do local e ambiente que foi deixado para eles olharem, admirarem e respeitarem. Favor cuidem do que foi proporcionado e não deixem diferenças ou ideais destruírem a história.






Ao caminho muitas fotos até a nossa chegada até o POSTO DO IAP - PORTO DE CIMA.

Até a próxima aventura!!!!

Agradeço a todos que fizeram dessa aventura um belo passeio.

Pesquisas Realizadas

http://www.mochileiros.com/relato-caminho-do-itupava-pr-5-dia-da-expedicao-sc-pr-t54074.html

http://www.imontanha.com/imontanha/rotas.asp?NotID=12&RotaID=12

http://www.imontanha.com/imontanha/mapm-2011.asp?lat=-25.3937200&lng=-49.0248700


http://www.camerum.com.br/blog/2010/11/14/como-utilizar-um-bastao-de-caminhadas-2/

http://itupava.altamontanha.com/


CLIMA 

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/271/curitiba-pr

Você Precisa Saber

BASE DO IAP -PRAINHA

3554-1531

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CAMPING > PORTO DE CIMA - MORRETES. R$ 20,00


SEGUE HORÁRIO DE ÔNIBUS DA VOLTA PARA CURITIBA - DOMINGO

MORRETES/CURITIBA

hora ônibus preço

05:30 CONVENCIONAL 18,00
08:00 CONVENCIONAL 18,00
11:00 CONVENCIONAL 18,00
12:45 CONVENCIONAL 18,00
14:45 CONVENCIONAL 18,00
 

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