domingo, 13 de outubro de 2013

Salto dos Macacos - PARTE II - Peixe na Fogueira

Nossa trip começa no centro de CURITIBA - TERMINAL GUADALUPE - Peixaria YARA - Atendente Ademir, nos vende doiS PEIXES - PESCADO -  para que possamos levar até o alto da montanha e preparar um delicioso almoço, como os ÍNDIOS faziam antigamente.

Preparado um dia antes, o vinagrete que irá acompanhar nosso peixe, cortado em pequenos pedaços de: pimentão amarelo e vermelho, salsinha, cebolinha, tomate, cebola, alho.

Partiu Bairro Alto - Salto dos Macacos às 05h:00 da manhã. André, Daniel, Eder e Nerecy são os personagens desta caminhada, BR-116 sentido MORRETES.






Por volta das 06h:00 da manhã chegamos ao posto do IAPI - MORRETES - PORTO DE CIMA - após deixarmos o carro NO ESTACIONAMENTO (R$ 10,00) em uma das casas próximas ao posto. Fizemos o registro que é obrigatório para seguirmos o caminho - Salto dos Macacos, Caminho do Itupava e Marumbi.

















A subida foi muito boa, tivemos uma melhora na perfomance e baixando significativamente o tempo de chegada. Durante o trajeto observamos como a natureza é extraordinária, mudando constantemente o seu ambiente e a dificuldade da caminhada. Aqui temos o a Árvore Mãe, o tamanho espanta tanto na altura como na largura da arvoré.



















Parada para o café da manhã - uma hora e meia de caminhada até pararmos em uma pequena cachoeira que é um espetáculo e que toda viagem valeu muito. Um mergulho para os pés e de alma lavada e barriga cheia é hora de enchermos os cantis de água e continuarmos a caminhada, pois a dificuldade chega ao extremo do seu trajeto além das pernas e do físico terá que usar muito as suas mãos, agarrando em galhos, ramos e as raizes das árvores.

Antes da chegada o desafio final, um mini rapel na lama com um corda suspensa passando uma pessoa por vez. Passamos por esse trecho.... estávamos perto e tem dois caminhos para chegar, o díficil e o fácil!!





Em duas horas e meia chegamos ao Salto dos Macacos, uma cachoeira magnífica que tem três pisos. Ficamos no primeiro onde não estava ventando muito e que possui uma piscina natural.












Nosso peixe inicia-se com a preparação da foqueira, pegando as pedras que ficam no fundo da piscina natural. No método INDÍGENA, montamos a fogueira formando um círculo deixando a sua base funda, aquecemos a fogueira com gravetos antes de colocar o carvão.













Temperamos o peixe com aquele vinagrete já citado, misturando com o tempero especial do Nerecy e semente de pimenta. Após temperarmos o peixe, deixamos marinando por uns 20 minutos.





Montamos um grelha com gravetos verdes e resistentes, fizemos espetos para as batatas. Lembrando da infância, usamos bambu e fizemos varetas para espetar as salsichas.













Tudo pronto!! Agora é só deitar o peixe sobre a grelha e uma hora depois estava pronto nosso peixe no SALTO DOS MACACOS para relembrar os antigos que desbravaram aquelas matas em Morretes.

















Um dia perfeito para prática de esportes e um almoço ROOTS com os amigos.













Lembrem-se de respeitar a natureza com a limpeza e preservação ao meio ambiente.











Até a próxima TRIP!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário